Ultimamente // adeus 2016 oi 2017 // Fugere Urben - Mayo Trips

Ultimamente // adeus 2016 oi 2017 // Fugere Urben

Passei muitos dos últimos dias na natureza, e definitivamente eu quero sair, mesmo que agora não seja possível definitivamente, de são paulo, da city, da central. Fugere Urben.

Dias longe da City na natureza. Abelhas Meliponas nativas brasileiras.

A história foi que na reta final eu, minha mãe e meu irmão estávamos sem clima de natal e o ap. da migue no Guarú tava vago. Eeee. Acabei indo direto de lá para Camp’s, como carinhosamente chamamos o paraíso em Campina do Monte alegre. Dentre outras conspirações, comecei a sonhar de fazer uma criação de abelhas: desde que eu me entendo por gente tem duas colônias simetricamente alocadas na fachada da casa de camp’s.

Elas são abelhas Jataí

abelha melipona jatai
abelha melipona jataí

“A Jataí possui cor amarelo-ouro e tem corbículas pretas (aparelho coletor onde o pólen é recolhido). Também, não possui ferrão. É uma abelha muito mansa, no máximo, dá uns pequenos beliscões ou gruda cerume nos intrusos quando se sente ameaçada. Essa característica permite que ela seja criada perto de casa, de pessoas e animais sem oferecer riscos de ataques.”

As Meliponas

Descobri que estas abelhas são pertencentes a uma sub-família chamada meliponíneos, sem ferrão, ou com o ferrão atrofiado. Diferente das Apis (mais fáceis de encontrar) ou africanizadas, cruzamento de abelhas europeias e africanas que foram trazidas no século 18 pelos jesuítas pois produziam mel e cera em grande quantidade e eles afinal, precisavam de quantidades descomunais de vela para catequizar tanta população indígena, as meliponas são nativas do Brasil. Populações aliás que utilizavam seu mel para muitos propósitos…não consegui descobrir se eles faziam uso do meliponário. O mel da abelha Jataí tem diversos efeitos curativos e pode custar bem caro.

Mais tipos

abelha melipona irapua

Lembrei de mais uma espécie que tinha avistado este dias depois de podar uma palmeira. Sempre chamei esta aqui de abelhinha da maconha porque ela sempre aparecia ás 4:20, quando eu morava em Cotia. Mas o nome dela na real, pelo que eu vi na descrições é a Irapuá ou irapuã. Popularmente conhecidas como abelhas cachorro. Andando pela casa e falando das abelhas meu tio me mostrou outra colônia de pequeninas sem ferrão, tirei uma foto e identifiquei elas como Iraí.

abelha irai melipona

abelha iraí e o
abelha iraí e o “mosquiteiro”

“Abelha de comportamento interessante, a Iraí tem o trabalho de fechar a entrada da sua colônia, ao cair da noite, e abri-lo ao amanhecer. Esta entrada é construída com cerume e consiste em um tubo curto de cor parda e, às vezes, escuro, no qual encontramos sempre várias abelhas guardiãs ao redor do tubo.”

Muito legal saber que estas abelhas são super dóceis e não precisamos retirar suas colônias pois não apresentam risco para humanos e outros bichos. Os criadores deste tipo de abelha tem até um nome específico, são os meliponicultores, de Melipona. E muitas coisas que li citam elas como dóceis e tímidas, fofura pura.

Quero fazer um curso para saber mais. To de olho nesta organização aqui

Ps. Fazendo esta pesquisa me deparei com outros links interessantes:

Que fazer quando um mini passarinho cai do ninho?

A forma co dependente de polinização do figos (adoro!) – Neste caso por vespas 😉

Os trechos são deste blog aqui, muito completo

E aqui um guia ilustrado da USP que dá pra definir bem pela morfologia (apenas Abelhas sem Ferrão do Estado de São Paulo)

Outro link legal com muitas fotos e que fala também das solitárias

Mais fotos legais que eu fiz do paraíso aqui

ra pereca sapo

Navigate