Primeira parte das imagens que eu fiz no Equador. Quilotoa Lake, Amazonia, Quito, Natureza, Zoo em Puyo – Pastaza e Retratos //
La Sierra
Esta foi oficialmente a primeira foto que eu fiz no Equador. No Couchsurf que fiquei na cidade de Quito, a host era uma pessoa muito amorosa. Me disse que recebe muitos viajantes (ela havia recebido 8 pessoas ao mesmo tempo na semana anterior) pois assim pode sentir como se estivesse ela mesma viajando. Tem a minha idade e cuida do pai doente.
A Laguna Quilotoa é um lugar muito mágico. Uma lagoa turquesa a 3.885 mil mts de altitude. Quando eu cheguei estava bem nublado, mesmo assim a paisagem era impressionante. O José, funcionário do parque, veio me perguntar se eu era Botânica porque estava tirando fotos de florzinhas. Eu pedi para fazer um retrato, ele me pediu um dolarito, levantou a pá e gritou: – Soy un trabajador con orgulho! O passado político recente levou o Equador a um grande valorização da classe trabalhadora. É muito latente este sentimento entre as pessoas.
Na base da cratera, antigamente usada para oferendas, uma pequena praia de águas claras. A trilha pode ser descida em 30 min. Mas demora em média 1:30 para voltar. Isso se conseguir fazer direto. A altitude não é brincadeira e vi muitas pessoas passando mal na trilha. Parece que nem os pobres bichinhos estavam mais querendo trazer os turistas de volta.
El Oriente
A primeira coisa que fiz chegando na Amazonia foi colher a Guayusa. Esta planta nativa da selva equatoriana (ou “El Monte” como eles chamam lá) tem propriedades energéticas, estimulantes, antioxidantes, e é rica em vitaminas e minerais.
Tomávamos este chá o dia inteiro. Todos os dias. Intercalando com a Hierba Luiza (cidreira).
Este era meu host do Workaway na cidade de Puyo província (estado) de Pastaza. Figura enigmática. Ele estava tocando um projeto de transformar o Zoo Selva Viva em Fátima, em uma Bird Friendly Property. Muitos desafios na empreitada. A região de Pastaza está sendo muito explorada por madeireiras e petroleiras, simplesmente não faz sentido preservar a natureza neste contexto. É difícil instrumentalizar as pessoas e transformar este histórico, suas áreas e propriedades ecológica e turisticamente.
O Zoológico recebe apenas animais silvestres, a maioria resgatados do comércio ilegal. Muitos pássaros com asas quebradas, ombros deslocados. Muita dó.
Arvore de Copal. Majestosa com toda sua flora de bromélias…
Chove muito na Amazônia, quase o dia todo. São poucos os dias que fazem sol. E quando faz, lá vem uma chuva mais intensa ainda. Mas depois vale este espetáculo aí. Confesso que foi uma dúvida se eu deveria tratar ou não a foto original era estonteante…resolvi puxar apenas um pouco do contraste. #nofilternot
Parte 2 Check it out minhas fotos dessa viagem
https://mayotrips.com/equador-em-imagens-part-2/
Meu mapa ilustrado do Equador
https://mayotrips.com/mayotrips-maps-meu-mapinha-ilustrado-afetivo-do-equador