Estudando eu descobri duas coisas
- 1. Na verdade eu já fazia Marketing digital
- 2. Fazer eu até fazia: tudo errado!
Dentre as várias coisas que faço (#cross media 4life) uma delas é produção de shows. Produtora de estrada, mais conhecido como tour manager, que é como se chama na gringa. Inclusive, são bandas de fora que eu geralmente produzo, por falar inglês.
Uma que produzi ano passado é famosa no meio de seu gênero musical. Fomos para Santos, um concerto que estava no programa de um festival grande, em todo o estado de São Paulo. Shows no SESC são baratos e costumam lotar, era uma sexta-feira, e todos estavam animados. Finais de semana as pessoas saem de casa, certo? Errado. 12 pessoas na platéia que cabiam 260! Quando abri a coxia para a banda entrar, ouvi de um dos músicos decepcionado: – Hoje é show de ensaio, guys.
O que pode ter acontecido? O que deu errado? O que poderia ter sido feito? Fiquei pensando em como mudar este cenário durante todo o espetáculo. Só pode ser uma falha na divulgação. Não consegui chegar em nenhuma outra solução. Esta noite me acompanhou durante muito tempo. Segui pensando o quanto alguns segmentos já se beneficiam de um marketing estratégico nos meios digitais, o quanto alguns patinam para achar sua linguagem, e o quanto outros ainda nem sequer entraram no jogo. Pensei que este era o caso do meio musical…Mas o que EU poderia fazer?
Juro que não estava procurando um curso de marketing digital. Ele que me achou. Desde aquela noite tinha a sensação que deveria me aprofundar melhor, e foi por isso que in the first place eu cliquei no anúncio. Só não sabia ainda o QUANTO eu estava precisando dessa formação!
O curso é inteiramente on-line e se chama Nanodegree em Marketing Digital ministrado pela Udacity. O nome de seu ceo Sebastian Thrun, é famoso pelo desenvolvimento da tecnologia de Self-Driving Cars na Google, isso antes de fundar a escola.
A Udacity me “achou”. Me “achou”, assim entre aspas, porque eu estou nas redes sociais. Eu tenho diversas postagens no Instagram, eu tenho um perfil adicional da minha pequena empresa. Eu tenho um Facebook (que cruza as info’s com o Instagram) no qual possuo uma página de administração da minha marca. Então na verdade, os marketeiros da Udacity – esses espertinhos – sabiam que eu precisava de um curso de Marketing Digital mais do que eu.
E como eu estava precisando! Então minha idéia inicial era formação de público. Mas na verdade eu descobri que poderia usar em todas TODAS minhas áreas de atuação!
Sempre que eu faço um logo, um site, uma foto, é preciso considerar: Quem vai consumir este serviço, produto? Qual impacto, a resposta com esta ou aquela linha conceitual? Qual o objetivo da marca afinal?
Então, voltando a premissa do título:
Será que você precisa de um curso de Marketing Digital?
Mas na verdade a pergunta é essa aqui:
Tem alguma coisa que você faz no seu dia a dia que não envolve Marketing Digital?