“Tapestry” não só é um dos melhores álbuns de todos os tempos. Feminino na maior essência singer/songwriter, embalado nas melodias simples do pop… ele fala direto ao ♥︎
Nascida Carole Klein no Brooklyn/ NY, sob o signo de aquário, seu segundo álbum“Tapestry” ficou 15 semanas no 1º lugar da Billboard dos EUA, e só saiu por causa de um gigante chamado Thriller (imagina ter o seu segundo álbum por mais de um ano como mais vendido?) . Ganhou 4 Grammys (incluindo melhor lançamento) e é até hoje é o álbum solo feminino que por mais tempo ocupou esta posição, e ao todo, ficou 6 anos nas paradas.
Produzido por Lou Adler, responsável por coisas interessantes tipo os filmes e álbuns do Cheech & Chong e The Rocky Horror Picture Show, e com pitacos de James Taylor, que estourou com uma de suas composições: “You’ve Got a Friend”, que também integra o álbum.
Todas as músicas do disco são potenciais hits. Mesmo assim o disco tem uma atmosfera muito indoor, de feito em casa, super pessoal. Uma coisa meio jornada particular. Ela gravou este álbum após refazer sua vida depois de um divórcio e da mudança com duas filhas para L.A. Então sort of way, acho que “Tapestry” é um Breakup Album…
- “I Feel the Earth Move” – 2:58
- “So Far Away” – 3:55
- “It’s Too Late” (linda letra com Toni Stern, parceira na escrita depois da separação de Gerry) – 3:53
- “Home Again” – 2:29
- “Beautiful” – 3:08
- “Way Over Yonder” – 4:44
- “You’ve Got a Friend” – 5:09
- “Where You Lead” (letra com Toni Stern) – 3:20
- “Will You Love Me Tomorrow?” (Gerry Goffin, King) – 4:12
- “Smackwater Jack” (Goffin, King) – 3:41
- “Tapestry” – 3:13 (Senti uma homenagem para a Dolly Parton e uma de suas composições mais famosas, “Coat of many colors”)
- “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman” (Goffin, King, Jerry Wexler) – 3:49 (Esta um dos maiores sucessos de Aretha Franklin 🙂
Carole escreveu muitas músicas para os famosos (e maravilhosos) Girl Group’s dos anos 50-60.
“Will you Still love me tomorrow” é inclusive mais conhecida na voz das moças do The Shirelles:
E que lindo na voz da Amy (parece que ela era novinha)
Originalmente escrita para o girl group “The Cookies” por Carole e seu então parceiro Gerry Goffin, “Chains” foi gravada pelos Beatles no auge.
Também da Carole, e da mesma época dos hit’s escritos para os Girls Group’s, este gigante pop aqui: