Como planejar uma viagem em 5 passos // O que levar na mala // caso Equador

De onde nasce uma viagem? Como começar planejar? Quais os primeiros passos para se preparar? Muita coisa que eu escrevo nesse blog é para lembrar eu mesma de como faço as coisas. Este post é um exemplo disso. No entanto, se você está querendo planejar uma aventura e não sabe por onde começar, espero que ele também possa te ajudar.

planejar viagem mapa
now what?

Como eu estou me preparando para esta viagem para o Equador e Galápagos, vou usá-la como exemplo. No caso deste destino é interessante, porque eu escolhi no mapa mesmo:

  1. Escolhendo o destino

Joga no mapa  

Eu costumo usar o google flights para buscar passagens, tem uma opçõa (além de várias outras ótimas) que é ver num mapa os destinos possíveis (com os preços). Eu queria muito fazer uma viagem para a América Latina. Eis que vi o quanto seria barato ir pra lá e o quanto seria barato dar uma “raspada” em Galápagos! Saudade do Pacífico (saudades do Hawaii), da natureza monster grandiosa que tem lá.

Google flights

Eu sempre uso o google fights por quê: Ele tem a opção de vc buscar num calendário e clicando no calendário > datas flexíveis você consegue fácil achar o melhor preço. Alguns destes links são patrocinados, não sei se eles deixam alguma cia de fora, mas eu SEMPRE comparo nos sites tipo kayak, decolar, viajanet e skyscanner, e o Google flights ainda é a melhor ferramenta. Depois eu compro DIRETO na cia. Já explico o porque. Por enquanto vc só está vendo as datas e criando expectativa…

Melhores Destinos

Este blog é sempre uma mão na roda. Eles conseguem fazer uma boa pesquisa de destinos e de preços imbatíveis. No entanto, fique atento para fechar sempre direto na operadora. Use o site que eles indicam e veja qual a cia, entre na cia e compre direto lá.

  1. Passagens

Porque eu sempre compro direto na cia:

Milhas

Estes sites de busca de passagem não te dão milhas da operadora. Se você participa de algum programa de milhas pelo cartão de crédito (tipo Livelo), você também ganha, mas se cadastrando nas operadoras vc ganha dos dois lados. Mais vantagem.

Regras

As regras de troca de passagem, adiamento, etc são bem diferentes de quando você compra por sites agregadores. Neles, elas mudam e ficam mais restritas. E no meu caso, sempre que eu pesquiso, o preço é até mais barato direto na cia. Qualquer reclamação você vai direto neles. Já vi gente que perdeu a passagem porque as regras são inflexíveis nestes sites agregadores, e vamos convir, nunca se sabe o que pode acontecer antes de uma viagem. Mesmo assim, já vi gente que achou passagem por preço menor no decolar por exemplo. Eu ainda não…

  1. Posso entrar?

Visto e Vacinação

Esta informação na internet não dá para confiar. Estas coisas mudam de tempos em tempos, ligue no consulado do país para confirmar. Perdeu o cartão de vacinação? Descubra onde tomou e tire a segunda via. Antigamente era de 10 em 10 anos, agora 1 vez na vida é suficiente para febre amarela…Não deve ser a toa. Se você nunca tomou, tome pela menos 15 dias antes do embarque. Ela dá reação e depende muito de pessoa para pessoa. Eu fiquei com febre depois de 12 dias, imagina na viagem?

RG

Mercosul é RG e não carteira de habilitação! Só pra lembrar…

Seguro Viagem

Tem muita gente que viaja sem. Alguns países, mesmo que para turismo exigem. Eu acho imprescindível. Eu tenho do cartão de crédito da VISA com que compro passagem automaticamente, tive a chance de testar quando estava em Colônia e chutei a quina da porta (!) funciona, e é muito bom.

Agora começa a parte bacana. Passagens compradas, burocracias ok…

  1. Planejamento

Guia

Eu sempre fui contra guias Lonely Planet porque acho que acaba um pouco com a diversão. Poxa, eles te contam tudo lá. É como ler sinopse antes de de entrar na sessão de cinema. Não gosto. No entanto, tem uma área onde eles falam se o lugar é perigoso. Então não custa dar uma olhada em algumas coisas, sim. Acho que depende do espírito que você está indo para a viagem. Também do tempo que você tem. Uma viagem de duas semanas, você vai querer ser mais certeiro nas escolhas…

Couchsurf // Hostel // Airbnb e Hotel

Vai depender muito do destino, da sua vibe, budget e companhia (ou se está sozinhx). Mas geralmente eu sigo esta ordem de procura, principalmente se vou ficar bastante tempo. Por exemplo: um dia não vale a pena o trabalho que couchsurf dá, mas se o pico é caro até vai! Nesta viagem eu também vou ficar em dois lugares como voluntária pelo site: http://www.workaway.info/. É cobrado uma taxa para você achar pessoas nos lugares que você está indo, e que estão em busca de uma ajuda. Você fica de graça e ajusta os termos da troca, que geralmente também envolve uma ou duas refeições.

alojamentovoluntarios
Alojamento dos voluntários na Fazenda Rio Muchacho – nada mal né?

Blogs

Eu gosto de procurar em blogs. Depois de uma pesquisa de uns 3 ou 4 dias, fiz este mapa da minha viagem para o Equador. Tenho certeza que ele vai mudar e essa é a beleza da coisa. Mas vejo também que esta é uma forma legal de deixar meus queridos mais tranquilos quando viajo solita:

Feito com my maps google // Alguns lugares tem anotações minhas

  1. O que levar

Pouco! Não importa o tempo que você vai ficar. A não ser que você esteja levando equipamento de trabalho, duas peças de cada tipo de gênero de roupa é suficiente. Descubra qual o tempo nesta época do ano. É montanha, costa ou cidade? Pense em roupas estilo “cebola”, em camadas. Dá para colocar no corpo tudo ao mesmo tempo da sua mochila? É isso!

Mochila ou mala

Eu sou bem categórica nisso. MOCHILA sempre! Ah, mas eu vou pra Europa, lá as calçadas são lisinhas. É, mas tem escada para tudo que é lado. Eu me sinto mais segura com minhas coisas nas costas. Num lugar mais roots ou perigoso, você não vai querer aparecer com uma mala barulhenta anunciando sua chegada.

Planejar viagem
Mochila também arraza na carona – Chapada dos veadeiros

O que não falta na minha

Uma mochila “do dia”

Você deixa a grande e coloca só o essencial para o rolê do dia. Tem que caber: camera, água, caderno, carteira e ser leve e dobrável para caber na grande.

planejarviagem
Mochila do dia em ação Ilha do Cardoso

Cartucheira ou pochete

Para ficar com os doc’s e dinheiro sempre no corpo. Fácil, rápido e seguro. Não dá para tirar a mala das costas toda a vez que precisa pagar ou apresentar documento e ticket.

Capa de chuva

Para você e para a mala. Se sua mochila não veio com uma, é só carregar um saco de lixo dentro de um dos bolsos. Você ainda vai me agradecer por isso.

planejarviagem
5 horas de trilha e tudo molhado nos primeiros minutos
2 horas de chuva em Inzel
das 2 horas de chuva em Inzel









TRAVESSEIRO (mini de ervas ou de avião) simplesmente não consigo viajar sem.

Canga. Não pesa e vc usa de lenço, lençol… tapete.


Konigssee -DE
Canga multiuso tapete para leitura – Konigssee
Canga multiuso - Trilha em Berchtesgaden
E lenço em Berchtesgaden – DE










Money necklace. hehe eu não gosto de money belt, porque já uso cartucheira. Para espalhar o dinheiro.

Óculos de natação. Para lugares com praia de água clara.

Lenço umedecido e kleenex. Para banhos de Hippie e banheiros de rodoviária.

Saco de lixo pequeno. Para coisas molhadas da praia e lixo mesmo.

Plug de ouvido

Mais que necessário. Você não sabe se o roomate ronca. Se você se meteu num party hostel. Se o ônibus de 10 horas toca “Despacito” ininterruptamente. Pode ser alguns pedaços de algodão ( o plug precisa ser higienizado e na viagem fica difícil).

Zip lock

Para comida. Eu costumo comer pouca quantidade, então sobra algo do almoço, eu como alguma horas depois. “Roubou” uma banana no café? Bota no zip que não vaza nas roupas 😉

planejarviagem
Zip Lock! na Maconha oferecida no café da manhã dos campeões de Amsterdã

Salve cream cracker

Eu SEMPRE tenho alguma coisa pra comer. Bananinha paraibuna é uma ótima, porque é durável e segura a fome um bom tempo até achar alguma coisa decente. Não sei você, mas eu fico nervosa (estúpida) se eu #tocofome. As tomadas de decisão são mais leves se você tem algo de comer pra salvar.

Presentes

Eu sempre conheço gente legal em viagem. Tem gente que te chama para comer e até dormir na casa, sempre bom ter algo para deixar. TEM que ser do Brasil. Chocolate, chaveirinho… Nesta viagem estou levando pulseirinhas do Bom Fim. São baratas, tem um peso simbólico mágico e não pesam numa viagem com tanto chão. Pessoas de fora costumam gostar de paçoquinha também. Mas ainda não inventaram uma leve, que não despedace na mochila…(ainda bem)

Hostel Good’s (and musts)

Descubra antes a tomada que o país usa. Leve adaptador. O Equador é aquele achatadinho. Benjamim é uma boa para tomada do quarto, que sempre tem só uma e 6 pessoas para carregar durante o café da manhã. Cadeado pequeno para o locker.

Eu sei é bastante coisa, mas tem só mais uma, talvez a mais importante:

Garrafa de água. Reutilizável. De preferência de material leve (a minha é de alumínio). A gente toma muita água em viagem. O mundo não precisa de mais pet’s no lixo. E você sempre vai poder pedir para uma gentil alma encher a sua de grátis.

Chegamos ao final deste guia, mas gostaria de colocar algunas cositas más, que são macetes anti perrengue optativos como:

Tirar uma foto da mala e do que tem dentro

Uma mala minha já foi extraviada numa viagem. Gladly eles acharam, mas como eu poderia mensurar o que tinha dentro se eles não tivessem? Também é bom porque a cia pede para você descrever a mala. Nada melhor que ter uma foto para estes dois casos.

Tirar fotos dos documentos

Ou scanear. Passaporte, seguro etc e imprimir. Dispensa explicações.

Pedir um cartão de crédito extra

Só para a viagem, depois você cancela.

Links Interessantes

Compra de passagens baratas

https://www.maxmilhas.com.br

Conheço gente que usou para passagem nacional e ficou muito barato. Eu ainda não tive a oportunidade. Mas sei que ele funciona assim: Pessoas que estão querendo vender suas milhas se cadastram no site, você compra as passagens com o desconto da milhagem delas.

Guia para vegetarianos em viagem

http://www.riomuchacho.com/vegetarian-eating-guide/

Dicas da amanda noventa para gastar pouco $$ 😀

https://www.youtube.com/watch?v=MJ36q1Ul-6Q

Neste site vc encontra o que precisa para viajar para vários destinos http://www.iatatravelcentre.com/

planejarviagem
Mochila do dia em Kauai

Update:

Check it out minhas fotos dessa viagem

https://mayotrips.com/equador-em-imagens-part-1

Ainda tá na dúvida? Talvez este post pode te aguçar

https://mayotrips.com/viajar-eu-preciso-por-que-viajar

Meu mapa ilustrado do Equador

https://mayotrips.com/mayotrips-maps-meu-mapinha-ilustrado-afetivo-do-equador

Ecuador map color aquarel

Boa Trip!

Navigate