Não, não é a Lapa bohêmia do Rio de Janeiro…é esse bairro em São Paulo, que é uma europa no Brasil, fotos da lapa de SP meu.
Um dos motivos de existência deste blog aqui é se tornar uma biblioteca de imagens. Primeiramente para moi, como um agregador de referências e momentos… mas também para quem quiser se beneficiar nesta internet ae afora. Quero colaborar para esta grande colcha de retalhos com as minhas imagens e as de outros que me inspiram.
Então este é um post muito especial! Pois estas são as imagens feitas pela minha família, no meu bairro de nascimento. Fotos antigas do passado da Lapa. Ou seja :
P é r o l a s.
Meus pais eram moradores do bairro, ela neta de siciliano com lituana, ele neto de cabocla com holandês e inglês com alemã. Se conheceram no grupo de teatro. Cresceram a uma rua de distância, na City Lapa construída por ingleses.
Endereço mais clássico que este na Lapa não há
Meu Bisavô chegou da Itália por volta de 1920 e montou um estúdio de fotografia na lapa de baixo, que mais tarde se tornaria Ótica e que depois meu avô tocou. Ao todo funcionou por mais de 60 anos.
Só para se ter uma idéia, muitas imagens estão neste suporte aí. Acho que chama daguerreotipo. Por isso estão com uma cor estranha, porque tive que transformar para positivo.
Por suas lentes passaram todos os tipos de acontecimentos pessoais dos moradores da região.
Filhos recém nascidos, casamentos, times de futebol regionais, encontros de páscoa, encontros da comunidades de Poloneses, Espanhóis, Turcos, Húngaros, Portugueses, Libaneses, Russos, etc.
Infelizmente não sei quem são muitas destas pessoas. Mesmo assim o fascínio por elas não diminui. Para onde estavam se mudando? Qual era o idioma falado nestas mesas?
Algumas fotos são muito enigmáticas
Não há palavras para descrever o que é ouvir o “ere” puxado do italiano como um lapeano original fala. A lapa é uma esquina do mundo como diz este doc incrível sobre o bairro: