Ultimamente // Alê Vegan

Uma refeição vegan da amiga Alê. Eu monotemática. Receitas plant based diet, um parágrafo sobre alimentação e a Berinjela como você nunca viu.

Tenho uma amiga <3 que manda muito na cozinha vegan. Eu posso estar um tanto monotemática, mas eu acho que viver de conteúdo é o futuro da minha geração...enquanto todo mundo ficou confabulando sobre o restaurante conceitual - de apenas um dia da semana, só para convidados, itinerante cigano (tá, essa idéia foi minha) - da Alê, fiquei pensando o quanto seria incrível se ela lançasse um blog para compartilhar suas receitas. O mundo precisa saber que as refeições sem origem animal são não só super saudáveis e saborosas como fáceis de fazer.

Sei, tem várias dessas receitas no youtube. Mas são poucas as pessoas que realmente testam e aprimoram, criam, e sabem dosar de uma forma tão especial, e a Alê não pára. Cada refeição se superando na forma de olhar para cada ingrediente, no aproveitamento máximo que a natureza tem para oferecer.

Então eu vou anotar essas belezuras que ela cozinhou pra gente. Primeiro porque eu queria deixar anotado para não esquecer, e segundo, para que possa ser um incentivo de num futuro próximo ela se animar a ajudar as amigui sem idéia do que cozinhar num site bem bonito.

Pequeno parágrafo sobre alimentação natural

O Cabelo, a pele, o humor, a digestão, a disposição fica melhor. A longo (e curto) prazo você não vai nem precisar de médico. O organismo tem mais nutrientes para funcionar. Menos conservantes químicos. A questão da matança. A questão da super produção de carne em quantidades exorbitantes que destrói. Pronto acabou. Mesmo sendo só o começo do assunto…então vamos lá:

Ceviche de Berinjela da Alê

Uau! Apenas. Aposto que você nunca havia pensado nisso. Eu nunca ia chegar nessa conclusão, mas a berinjela fica com textura de peixe. Sim, ela não precisava. Mas a gente tem uma memória ligada a este prato, e ela envolve frutos do mar. Mas believe me, fica muito bom. Berinjela é para mim uma incógnita, ás vezes fica bom ás vezes não. Eu pensava que envolvia muito azeite, mas este prato provou que não, não precisa. Todas as doses são de olho/ a gosto. Mas não tem erro.

ceviche-berinjela-vegan

  • 1 Berinjela
  • Meia cebola roxa
  • 2 Limão
  • 1 Laranja
  • Gengibre ralado 
  • Shoyu (bem pouco)
  • Coentro (no meu caso muito)
  • Pimenta dedo de moça (sem sementes)

Fure a berinjela com um garfo (vários) e coloca no forno médio (no máximo 30 min).Deixe esfriar. Quando ela estiver cozida tire a casca (vai sair fácil) e corte em filets, tire os grãos. Prepare o molho com tudo cortado bem pequeno, junte o limão e a laranja compensando com o cítrico do limão e o doce da laranja (se preciso adiciona um pouco de açúcar). Voilá! Fácil e rápido. Se deixar da noite para o dia fica ainda melhor. Acompanhe com chips: mandioca/ batata/ batata doce. Olha essa receita com óleo de coco aqui.

Tahine caseiro da Alê

O legal dessa receita é que ela é extremamente versátil. Um pouco mais aguada vira um ótimo tempero pra saladas, mais pastosa, perfeita para passar no pão. No dia a Alê usou no recheio de sushi vegano. Foi a liga que fez o abacate, o pepino, o arroz, a cenoura, e todo o mais fazer sentido. Delícia!tahine caseiro govegan

  • Pasta de Gergelim
  • 1 limão
  • Alho
  • Azeite 

Você pode comprar a pasta pronta e incrementar, ou torrar os grãos de gergelim que é super simples. Misture na pasta umas 3 ou 4 colheres cheias com suco de limão, um pouco de sal e meia colher de alho. Um pouco de azeite e mexe. Vai ficar uma pasta super dura. Mistura um pouco de água até chegar na consistência que preferir. Alguns temperos de ervas de seu gosto também fica bacana. Olha esse sal de ervas aqui.

Sem demagogia

Esta noite a gente conversou sobre como quando pelo menos tentamos cortar a carne e laticínios da refeição, o que automaticamente acontece é que sua dieta se torna menos industrializada. Só isso já é bom. Ninguém precisa fazer nada nessa vida. Mas há de se concordar, comer mais comida fresca, menos processada, e com menos aditivos te faz sentir-se muito melhor. Na verdade, não sei se temos o suficiente de informação do que a longo prazo todas as novas tecnologias alimentícias fazem a nosso corpo (dizem que em alguns anos nosso organismo estará mais adaptado a digestão de alimentos geneticamente modificados inclusive).

go-vegan-beringela -sushivegan-sushi-dinner-jantar-blog
Eu, elas e tantos nós: love

O que é o que é o quê

Esses nomes ficam um pouco confusos na cabeça. O vegetariano não come carne. O vegan é mais abrangente: não come laticínios, ovo e carne. Também não usa produtos de origem animal. Minha confusão é se eles consomem por exemplo mel e seda (couro eu sei que não).

Gosto do termo “plant based diet”. Não sei se tem um correspondente em português (talvez alimentação viva), mas acho que ele expressa melhor essa busca que não precisa ser radical. 

Se você tiver um tempinho, essa é uma pequena amostra do que um vegano come, ou poderia comer:

😉

Navigate