Galápagos cheap! Sim, as ilhas Galápagos no Equador é um pico de gringo rico. Só para pisar na ilha já se paga 50$. Isso não quer dizer que não tem mochileiro. Tem muita coisa pra fazer de graça ou barato, e vale muito a pena conhecer! Já estamos na terceira e penúltima parte do minha viagem para o Equador…
Ilhas Galápagos
É um arquipélago no pacífico, formado por 58 ilhas vulcânicas, uma reserva natural que tem sua fama associada aos primeiros livros publicados por Charles Darwin. Ele embarcou como naturalista voluntário em uma viagem que durou cinco anos. Nas ilhas Galápagos se deparou com uma fauna e flora abundante e muitas espécies endêmicas (que só existem lá), como a Tartaruga-Gigante-de-Galápagos. Ao observar que as sub-espécies desta tartaruga por exemplo, tinham desenvolvido caraterísticas físicas diferentes, dependendo do tipo de vegetação disponível na região (às vezes até de uma mesma ilha), como por exemplo um pescoço mais longo para alcançar a única fonte de comida, Darwin começou a elaborar a teoria da evolução das espécies.
Puerto Ayora / Ilha Santa Cruz
Esta é a ilha principal e de onde chegam a maioria dos vôos do continente. Muitas opções de restaurantes, hospedagem e passeio, é também a ilha com mais população. Muitas pessoas de Galápagos não são nem naturais do Equador. É um lugar completamente diferente de qualquer cidade do continente e bem internacional. A grande maioria das pessoas trabalha com turismo e poucas coisas são feitas na ilha, até a maioria da comida vem de fora. E é justamente pela questão de preservação. Uma única espécie não nativa pode causar um descontrole ambiental, uma reação em cadeia, que pode extinguir uma espécie endêmica. É também proibido deixar seu cachorro solto, ele pode matar algum animal silvestre e isso dá uma multa alta.
A cidade é super pequena. A avenida da orla liga o porto (muele) até o instituto Charles Darwin. Com vários comércios, principalmente agências de turismo de passeios de barco, mercadinhos e o mercado de peixes. O mergulho é o passeio mais procurado pelos turistas. Fiquei sabendo que lá é tudo mais barato, mas que a maioria dos turistas já vem com os pacotes fechados. Na Avenida principal (Baltra) ficam dois lugares para alugar bike’s. A ilha tem 18 km de ciclovia que cruza mais 3 povoados.
Instituto Charles Darwin
O instituto é um passeio bem legal para uma tarde inteira. De graça, tem um museu, uma biblioteca, e um espaço de criação e estudo para a preservação das tartarugas, iguanas e pássaros das ilhas. No caminho tem uma praia com muitos peixes, arraias e iguanas no raso.
Las ninfas
Las ninfas é um passeio bem rápido, no meio da cidade. Uma lagoa cristalina com onde é possível conhecer algumas espécies de plantas, e ver tartarugas e leões marinhos. Também free.
Tortuga Bay
Grátis. Parque maravilhoso. 25 minutos de trilha em meio aos cactus, vários pássaros. Chega numa praia paradisíaca, completamente lotada de iguanas, passa por mais uma trilha, chega em outra praia linda e mais calma. Passeio de um dia. Lá também vi um tubarão bem no raso.
Las Grietas
Um dos meus lugares preferidos da viagem toda. Voltei lá duas vezes. Você pega um taxi boat de 5 minutos no porto que custa 2$. Chega num portinho, passa por uma trilha suspensa, uma praia linda, super tranquila para ler um livro, os passarinhos chegam junto sem medo. Depois pega uma trilha, passa por um salar rosa, um rio verde, e chega em um canion com uma fenda de água salgada no meio, super cristalino, com uns 12 metros de profundidade, cheio de peixes. Rola de pular das pedras, fazer apneia, ou só nadar na sua extensão. É lindo.
Rua dos quiosques
Esta rua A rua dos quiosques em funciona depois das 18 horas. Todos os restaurantes e bares colocam as mesas no meio da rua e tudo vira festa. Foram os 15$ mais bem gastos da viagem, numa lagosta inteirinha só pra mim.
Fazendas de tortugas
As fazendas de tartarugas são lugares que cobram 10$ para você observar as tartarugas livres. É um passeio rápido, então considere almoçar e tomar um café nestes lugares. Que por sinal tem uma natureza bonita, trilhas por meio da mata e no que eu fui até uma caverna.
Passeios de barco
Partindo do muele de Puerto Ayora tem muitas opções de passeios de dia, de mergulho, translados para outras ilhas e cruzeiros de mais dias. Eu cheguei a fechar um de mergulho (para quem não tem o padi) por 120$. Ele também incluía ver o blue footed booby, um passaro que tem a pata azul. Mas fiquei sabendo que não tinha nem almoço (como foi prometido). E este mesmo dinheiro ia me permitir ficar um final de semana em outra ilha, com hospedagem, o barco ida e volta e cozinhando. Então foi o que eu fiz:
Ilha Isabela
Por 35$ ida e volta de barco, comprei um dia antes, mas dei azar de pegar um barco normal (2 hrs) ao invés de uma lancha (40 min), como na volta. Eles não dão esta opção. Acho que tem que pedir e inventar que passa mal. Muita gente passou. Chegando na ilha ainda tem que pagar 15$ de entrada.
Logo que se chega já tem uma atração: a Concha y perla, uma área de mergulho com muitos peixes. E Leões marinhos no caminho.
Fiquei em um hostel bem legal de 12$ a noite. A Ilha é a maior do arquipélago, mas é muito tranquila.
A praia principal é muito linda, cor de Caribe, com pouquíssimas pessoas e comércios que só abrem algumas horas do dia. A oferta de comida é escassa. Vi vários mochileiros levando comida na mala. Eu fiquei a base de pão com ovo e atum. rs.
Aluguei uma bike e fui percorrer a ilha. Um passeio lindo. Impressionante a quantidade de Iguanas aquáticas nesta ilha, tem que tomar cuidado para não atropelar mesmo!
No dia seguinte fiz um passeio com um grupo e guia. Uma caminhada até o vulcão Chico, de uma cratera de 18 mil km de extensão. Paisagens insólitas, foi muito bacana finalmente poder perguntar tudo o que eu queria sobre as ilhas tendo por perto um guia. Meu grupo era muito massa e o passeio foi de aprox. 5 horas. Caminhada leve, mas extensa e com altitude.
Voltando a Puerto Ayora me despedi do minha host (fiquei em um couch surf que me cobrou 15$ o dia) num passeio pela ilha de carro até esta “Playa escondida” e mais tarde fizemos uma festinha na casa da chefe dela.
Tchau Galápagos!
naturarealeza pulsante <3[/caption]